SEJAM TODOS BEM VINDOS AO NOSSO BLOG

"Na Mãe de Jesus, primicias da humanidade remida. Deus realiza grandes coisas cumulando-a de graça e preservando-a de toda mancha do pecado."
(João Paulo II)



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMUNIDADE EM FOCO





Há cerca de quatro anos teve início a construção da Capela de São Judas Tadeu, no bairro Boa Vista. Como a comunidade local ainda está sendo formada, os esforços para a construção da capela têm se concentrado em pessoas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio de devotos dos bairros União e Nossa Senhora de Fátima. A partir desta iniciativa, foi realizada uma campanha para a aquisição das portas e janelas, a rifa de um aparelho de televisão – que correrá no dia 24 de dezembro – e o evento Noite Árabe, ocorrido em 15 de outubro. Estas duas últimas atividades permitirão o custeio da colocação do piso de entrada, principalmente devido ao sucesso do evento, que teve todos os ingressos vendidos e a qualidade da comida elogiada por todos (os pratos foram preparados por voluntários que possuem tradição nesta especialidade). Os produtos utilizados foram doados, assim com os diversos brindes sorteados.
As celebrações para o dia de São Judas Tadeu – 28 de outubro - também mobilizaram a comunidade, colaboradores e devotos. Entre os dias 25 e 26, foi realizado o Tríduo, que contou com a presença de fiéis das paróquias São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, e a missa foi celebrada no dia 28.
Dando continuidade ao trabalho para finalização da capela, os paroquianos que atuam nesta empreitada ressaltam a importância de contar com a colaboração dos devotos de São Judas Tadeu e todos os que puderem participar. A capela possui hoje 40 dizimistas e a meta é alcançar o número de 50. Para se tornar um deles, basta obter sua carteirinha na secretaria da paróquia ou com a Equipe de Liturgia.
Cláudia Fernandes
-----ooo-----





Após três  dias de celebrações consecutivas a Comunidade Santa Bárbara, na Prainha encerrou os festejos de sua padroeira.
 No início da noite deste domingo-04, uma procissão percorreu as ruas da comunidade e chegou na sede (provisória), na Rua Éttore Mazzini, onde foi celebrada a Santa Missa, por Mons. Muniz e centenas de moradores e visitantes de outras comunidades.
Após a celebração a confraternização continuou com a "pastoral do mastigo" (como brinca Mons. Muniz) e bingos de frangos, doces e outras prendas como um bezerro, doado por um casal de devotos.
Fonte: www.eliasmuratori.com.br




Com um cartaz: “Sejam bem-vindos a nossa Família” a comunidade Nossa Senhora das Graças, do Bairro Estigarríbia recebeu os visitantes para, com eles, celebrar a sua padroeira. E, percebendo o cuidado e o carinho que têm com a capela, o trabalho em conjunto que fazem, o jeito como eles vivem - com a mesma harmonia que os primeiros cristãos viviam, eles podem sim, ser chamados de Família!
À Família Nossa Senhora das Graças parabéns pela festa durante todos os finais de semana de novembro, encerrando com o tríduo nos dias 25, 26 e 27 – Dia da Padroeira.
E o Pastoreando, utiliza a foto do presépio da Comunidade para servir de cartão com a mensagem para todos seus leitores: FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!!
-----ooo-----
 Projeto Esporte com Cristo, iniciativa do Monsenhor Muniz, tem como objetivo fazer uma integração entre as comunidades da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.
O Projeto teve inicio em julho de 2008 com nove comunidades. No final de 2009, qutro comunidades deixaram de participar, em 2011 mais duas comunidades integraram o projeto sendo elas:
            - Santo Antônio (Aeroporto I) e  Santa Bárbara (Prainha)
Hoje temos seis comunidades participando com um total de 122 atletas. No dia 03 último, houve uma confraternização dos atletas no Centro Catequético com a presença do Monsenhor Muniz, que estava muito feliz em ver a alegria das crianças e adolescentes.
O Projeto tem Clovis Freitas Janunzi na coordenação geral e cada comunidade tem o seu coordenador.
Abaixo os campeões do ano de 2011:
            SUB 11 –         São José (Campeão)
                                    Nossa Srª do Carmo (Vice-Campeão)
                                               São José (Taça Disciplina)
SUB 13 –         Nossa Srª das Graças (Campeão)
                                    Nossa Srª do Carmo (Vice-Campeão)
                                               São José (Taça Disciplina)
SUB 15 –         Nossa Srª das Graças (Campeão)
                                    Nossa Srª do Carmo (Vice-Campeão)
                                               São José (Taça Disciplina)
Parabéns Campeões!


EUCARISTIA, NOSSO TESOURO


Cristo, presença real na Eucaristia

Por que não crer na Palavra de Jesus: “Isto é o meu corpo”! “Isto é o meu sangue”?
Crer em Jesus na Eucaristia é honrar a sua pessoa divina, é respeitar o mistério que o envolve, e nosso mérito é grande e alegra o coração do Senhor. Crer “contra o que dizem os sentidos”, apoiando-se unicamente na Palavra do Mestre, é dar-lhe grande glória.
Crer que neste Sacramento da Eucaristia estão presentes o Corpo e Sangue de Cristo, “não é coisa que se possa descobrir com os sentidos, diz Santo Tomás de Aquino, mas com fé, baseada na autoridade de Deus. Por isso, comentando a passagem de São Lucas, 22,19: “Isto é meu Corpo que será entregue por vós”, diz São Cirilo: “não ponhas em dúvida se é ou não verdade, mas aceita com fé as palavras do Salvador; sendo Ele a verdade, não mente.” (Summa Teol. III). Que grande poder Jesus deu ao sacerdote! Pela simples palavra de um homem agindo in persona Christi, pelo poder do sacramento da Ordem, acontece a mesma maravilha que Jesus operou na grande ceia do cenáculo. É o maior milagre do poder de Deus: a criatura fraca e mortal encarna Jesus sacramentado. Jesus vive, pela Eucaristia, em cada um de nós ao mesmo tempo. Ele está inteiro em todos os templos, desde os mais magníficos até a mais humilde capela rural. Onde está Jesus, está o céu. Logo, todo o céu está presente com Jesus Eucarístico, seja no sacrário ou na nossa alma. Pela Eucaristia Ele vem a nós e traz todo o perfume do céu. Portanto, a Eucaristia é a escada, não a de Jacó, mas a de Jesus Cristo, para chegarmos ao Céu e o Céu chegar a nós.

MECE
2010-2011

IGREJA VIVA


Os Sete Sacramentos
O Sacramento do Matrimônio

O próprio Deus é o autor do Matrimônio pela forma como criou o homem e a mulher. “Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gen 1,28). Mas, a união do homem e da mulher sempre foi ameaçada pela discórdia, pelo espírito de dominação, pela infelicidade, pelo ciúme e conflitos que podem chegar ao ódio e à separação.
Segundo a fé, esta dificuldade não vem da natureza do homem e da mulher, nem da natureza de suas relações, mas do pecado.
O primeiro pecado foi uma separação do homem e da mulher com Deus e a primeira consequência deste pecado é uma separação entre o homem e a mulher.
Para curar as feridas do pecado, o homem e a mulher precisam da ajuda da graça de Deus, para realizar a união de suas vidas.
O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Este sacramento concede aos esposos a graça de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou sua Igreja. A graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos.
Os esposos são os ministros do sacramento do Matrimônio. Como ministros da graça de Cristo, eles dão um ao outro o sacramento do Matrimônio, expressando seu consentimento diante da Igreja.
A troca de consentimento entre os esposos é o que produz o Matrimônio. Os dois têm que querer casar-se. Se faltar o consentimento não há casamento.
O sacerdote, que assiste à celebração do Matrimônio, recebe o consentimento dos esposos em nome da Igreja e dá a bênção da Igreja.
Pelo Matrimônio, o novo casal vai viver como casados na sociedade. Por isso a cerimônia do casamento é pública, feita diante do sacerdote, das testemunhas e da assembleia dos fiéis.
O consentimento, pelo qual os esposos se entregam é selado por Deus. Por isto o casamento válido jamais poderá ser dissolvido.
Os esposos cristãos têm uma graça especial de Deus. O sacramento do Matrimônio dá aos esposos a graça de aperfeiçoar o seu amor e fortalecer a sua união. Por esta graça eles se ajudam a santificar-se na vida conjugal, na aceitação e educação dos filhos. Pela graça do Matrimônio os esposos são assistidos de modo especial por Deus em todos os momentos de suas vidas principalmente nos mais difíceis.
O amor conjugal compara-se ao amor de Deus por nós. Então ele deve ser fiel e por toda a vida.
O Matrimônio e o amor dos esposos têm por finalidade o bem dos dois e a criação e educação dos filhos. Os casais a quem Deus não deu a graça dos filhos não deixam de cumprir as finalidades do casamento, se o amor se expande para fora de seu lar em auxílio dos mais necessitados.
O lar cristão é chamado de “Igreja doméstica” por ser o lugar onde os filhos recebem os primeiros ensinamentos da fé. Assim deve ser o lar de todos nós.
Diva Calzolari

PARABÉNS!

O Ministério dos Coroinhas da Comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição quer abraçar e parabenizar sua coordenadora, Cristiane Freire,  pelo seu aniversário, hoje, dia 11 de dezembro!
“Nós te amamos!!!!!!!!!!!”

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08 DE DEZEMBRO - IMACULADA CONCEIÇÃO (DOGMA PIO IX 08/12/1854)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. A fim de preparar para o vosso Filho mãe que fosse digna dele, preservastes a Virgem Maria da mancha do pecado original, enriquecendo-a com a plenitude da vossa graça. Nela, nos destes as primícias da Igreja, esposa de Cristo, sem mancha e sem ruga, resplandecente de beleza e santidade, Dela, Virgem puríssima, devia nascer o vosso Filho, Cordeiro inocente que tira o pecado do mundo. vós a destinastes, acima de todas as criaturas, a fim de ser, para o Vosso povo, advogada da graça e modelo de santidade.              
                                                                      (prefácio, missa do dia)

Que presente darei ao Menino Jesus?




Há três anos atrás estava pesquisando na internet uma mensagem de natal quando me deparei com uma mensagem muito interessante, em que a autora tinha o costume de todo ano preparar um presente para o menino Jesus, e num determinado ano estava chegando o natal e ela ainda não tinha preparado nada. Foi quando cansada do trabalho ao dormir teve um sonho: visitou a gruta de Belém um dia antes do nascimento de Jesus, e encontrou a gruta num estado deplorável, e ficou questionando:
-Como um Rei, pode nascer num lugar tão horrendo?
 Foi quando teve a ideia de faxinar aquela gruta e preparar um lugar digno, limpo, perfumado, para chegada do Menino Jesus. Ao acordar, ela achou o presente que poderia dar a Ele.
Belém significa “casa do Pão”, e percebeu que Jesus faz morada nos dias de hoje em nosso coração. É no nosso coração que é a “casa do Pão”. Pela Eucaristia que recebemos durante o ano, Jesus faz em nós sua morada, e quantas vezes nós deixamos o nosso coração em estado deplorável, guardando: raiva, discórdia, infidelidade, comodismo, ganância, inveja, etc...
No tempo do advento a igreja nos convida a faxinar nosso coração para a chegada do Menino Deus em nosso meio.
E é assim que a equipe de liturgia vem preparando durante estes três anos, uma motivação para preparar um presente para o Menino Jesus,
Neste terceiro domingo do advento a equipe de liturgia faz um chamado, para a comunidade preparar seu presente, para que na noite do natal, dia 24, no momento da celebração nós possamos dar um presente digno a Jesus.
Que presente darei a Jesus?
Não é um pedido, porque nós não estamos pedindo presente, não é agradecimento, porque fomos nós que recebemos, mas um compromisso cristão, algo que Jesus gostaria de ganhar de cada um de nós.
Pensemos então: QUE PRESENTE VAMOS PREPARAR PARA O MENINO JESUS.

BOM NATAL, E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS E REALIZAÇÕES.

Lígia Rodrigues - Pastoral da Liturgia